Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Xenófanes de Cólofon (Cerca de 570-470 a.C.)

Filósofo pré-socrático. Foi, além de pensador, poeta e rapsodo, tendo declamado seus versos por todas as cidades da Grécia. Foi expulso de Cólofon aos 25 anos, passando, desde então, a levar uma vida errante. Toda sua obra foi composta em verso; nela, são famosos, além de suas próprias indagações filosóficas, os ataques desferidos a poetas, como Homero e Hesíodo, e a filósofos, como Tales (Cerca de 625/4-558/47 a.C.), Pitágoras e Epimênides.

Os principais alvos de suas sátiras são: as honras excessivas concedidas aos atletas, a idéia pitagórica de reencarnação e a imagem dos deuses tal como é apresentada por Homero e Hesíodo. Acerca de Pitágoras, escreve que este, passando um dia por um cão que estava sendo espancado, tomou-se de piedade e pediu ao dono do animal que parasse de bater-lhe, pois se tratava de um amigo de Pitágoras, reencarnado em cão, que este reconhecera ao ouvi-lo ganir.

De Homero e Hesíodo, diz que estes atribuíram aos deuses tudo aquilo que, entre os homens, merece repulsa e censura, como roubo, adultério, fraude. Ora, se os cavalos e bois pudessem desenhar, desenhariam os deuses com formas de cavalos e bois.

Xenófanes escreveu várias Elegias, Paródias e um escrito intitulado Sobre a Natureza. Sua obra chegou até nossos dias sob a forma de fragmentos, como citação ou comentário (doxografia), retirados de escritos posteriores. Xenófanes figura, para a história da filosofia, como um dos representantes do pensamento eleata (ver Eleatas), Segundo o testemunho de alguns autores, ele teria sido, mesmo, mestre de Parmênides de Eléia (540-450 a.C.).

Xenófanes parece ter sido o primeiro pensador a postular a unidade como o princípio (arché) da realidade (phýsis). Compreendendo-a como divindade, Xenófanes a descreve como um único deus, sem corpo ou forma, que todo inteiro vê, todo inteiro pensa, todo inteiro ouve. A unidade é, para Xenófanes, plena e imóvel, abrangendo e abalando a totalidade dos entes pela força de seu pensamento, que em nada se assemelha à maneira de pensar própria aos mortais.

Para este pensador, todas as coisas que se geram e crescem podem ser pensadas como provindas de uma combinação de terra e água. A terra é pensada como o princípio (arché), uma vez que tudo que existe retira dela seu começo e seu fim; a água pode ser tomada como a origem dos ventos e nuvens, uma vez que, sem a vastidão do mar, não poderia haver a força que sopra nos ventos.

Segundo a compreensão de Xenófanes, a verdade acerca das coisas é inatingível aos homens, pois, mesmo que alguém dissesse a verdade sobre algo, ele não poderia sabê-lo. Assim, para ele são somente aparência e opinião o que se constrói acerca da realidade.

Xenófanes de Cólofon na wiki

Leia mais sobre Filosofia antiga e veja outros filósofos



Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •