Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Visconde de Taunay (Alfredo D'Escragnolle Taunay)

Romancista brasileiro e um de nossos maiores escritores. Engenheiro militar e oficial do exército, tomou parte na expedição iniciada no Mato Grosso por ocasião da guerra do Paraguai. Foi deputado, senador e presidente da província de Santa Catarina. Fez parte da Academia Brasileira de Letras.

Suas principais obras são “Inocência”, romance de costumes, onde retrata fielmente o espírito da família sertaneja, e “Retirada da Laguna”, escrita em francês, em que narra o célebre e trágico episódio da guerra do Paraguai, no qual ele mesmo tomou parte.

“Inocência” foi traduzido em diversas línguas, inclusive japonês, sueco e dinamarquês. Além dessas duas grandes obras, produziu: Mocidade de Trajano; Lágrimas do coração; Ouro sobre azul; Histórias brasileiras; Narrativas militares; Céu e terra do Brasil; Estudos críticos; Amélia Smith; O encilhamento; No declínio; Ao entardecer. (Fonte 1)



Segunda fonte de informações:

Taunay estudou Humanidades no Colégio Pedro II. Depois, em 1859, matriculou-se na Escola Militar, onde foi bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas. Engenheiro-geógrafo do Exército, tenente do Imperial Corpo de Engenheiros, participou da Guerra do Paraguai e da Expedição do Mato Grosso. Deixou o exército, no posto de major, para se dedicar à política e ás letras. Dedicou-se à música, à pintura, ao jornalismo e à crítica. Embora filho de franceses, soube ser um escritor essencialmente brasileiro. Iniciou-se nas letras com o romance A Mocidade de Trajano (1871), sob o pseudônimo de Sílvio Dinarte. No mesmo ano, publica em francês suas impressões acerca de um episódio decisivo na Guerra do Paraguai, A Retirada da Laguna. Em 1872, publica Inocência. Foi senador por Santa Catarina e presidente da Província de Santa Catarina e Paraná. Afastou-se da política como senador em 1889, por fidelidade à monarquia. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico e membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Em 1889, recebe o título de Visconde.
Fonte 2 www.bn.br


Ver autores do Romantismo no Brasil
Leia sobre Realismo - Naturalismo

Visconde de Taunay - Biografia
Biografia de Visconde de Taunay em outro site
Pesquise aqui obras de Visconde de Taunay em outro site

Alfredo D'Escragnolle Taunay (Brasil)(wiki)



Obra:

Inocência - Resumo da obra
Inocência - Resumo
Inocência (Resumo)
Inocência (resumo)
Inocência Ler Resumo
Inocência (pdf)
Inocência (zip)

A Retirada da Laguna (zip)
Ao Entardecer (zip)
Retorna

Fonte 1: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •