Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Raul Bopp (1898 - 1984)

Sendo um dos integrantes do movimento literário do modernismo, inicialmente integrado na corrente do Verde-amarelismo e, mais tarde, adepto da antropofagia de Oswald de Andrade, o escritor Raul Bopp teve papel de destaque no cenário das letras brasileiras. Sendo descendente de imigrantes estabelecidos na Região Sul, Raul Bopp nasceu em Tupaceretã, no Rio Grande do Sul, em 1898.

Teve oportunidade de viajar pelo país, desempenhando atividades profissionais das mais diversas, desde caixeiro de livraria até pintor de paredes. Numa de suas viagens, conheceu a Amazônia, de onde tiraria mais tarde a matéria-prima para seu livro Cobra Norato. Desempenhou em sua maturidade as atividades de jornalista e diplomata.

Poucos anos após a Semana da Arte Moderna, o escritor, tendo transitado pelas diversas correntes do modernismo, aproximou-se de Oswald de Andrade e do círculo dos demais "antropofágicos". Seu livro Cobra Norato, datado de 1931, pode ser considerado uma obra necessariamente complementar ao Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade. Trata-se de um poema que canta as grandezas da Amazônia, incorrendo na tradição das lendas populares, em fusão com um lirismo tipicamente brasileiro.

A estrutura épica da obra é utilizada para a narração das aventuras de um jovem que, na selva amazônica, vence um monstruoso animal e, ao modo antropofágico, acaba entrando em seu corpo. A fusão de uma narrativa épica com as lendas populares e os mitos que cercam a Amazônia faz do livro Cobra Norato um componente fundamental no conjunto das obras produzidas pela corrente antropofágica.

Ver autores do Modernismo no Brasil - 1ª Fase - Semana de Arte Moderna
Veja outros participantes dos Grupos Verde-Amarelo e da Anta
Ver outras obras representativas do Modernismo no Brasil

Modernismo no Brasil - texto sobre


Raul Bopp (Brasil)

Obra: Cobra Norato, 1931; Urucungo, 1933; Poesias, 1947; Os Movimentos Modernistas, 1966 XX

Cobra Norato - Raul Bopp (Resumo)
Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •